TEATRO NO BRASIL
-Os jesuítas mantinham os indígenas em pequenas aldeias, isolados de dois terríveis perigos: a vida desregrada e a escravidão impostas pelo homem branco explorador e o consequente retorno ao paganismo;
-Através do canto, música, mímicas e máscaras os jesuítas buscavam introduzir princípios do cristianismo e da ‘civilização’, constituindo uma espécie de ‘pré-teatro’;
-Essa forma de representação cênica, portanto, tinha por objetivo evangelizar os índios, além de apaziguar os conflitos entre eles e os colonos portugueses e espanhóis;
-Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos);
-Os espetáculos tinham como elenco os índios catequizados e eram apresentados, na maioria das vezes, ao ar livre – alguns deles tendo a selva por cenário; noutros, ao estilo do teatro medieval, nos átrios (pátio ou espaço antes) das pequenas igrejas;
-De todos, o espetáculo mais grandioso foi do "Auto das Onze Mil Virgens", em maio de 1583, em honra aos padres Cardim e Gouveia e que contou com a participação de todo o povo da Bahia;
-Este auto, que era uma tragicomédia inspirada na vida de Santa Úrsula e na lenda das onze mil virgens, foi representada cinco vezes entre os anos de 1582 e 1605;
-Jesuíta de grande importância para a época, Padre José de Anchieta, conhecido como “apóstolo do Brasil” tem participação fundamental no início do teatro brasileiro;
SANTA ÚRSULA
-Santa da Igreja Católica;
-Natural da Grã Bretanha, martirizada por volta do ano 383 em Colônia na Alemanha;
-Era filha do rei Dionotus da Inglaterra. Era celebrada no calendário litúrgico em 21 de outubro até 1969 quando foi removida após uma revisão pela origem duvidosa dos fatos;
-Uma jovem de beleza excecional chamada Úrsula, filha de um soberano bretão (era a província que ocupava o centro-sul da ilha da Grã-Bretanha, conforme determinavam os romanos), converteu-se secretamente ao cristianismo prometendo guardar a sua virgindade. Quando foi pedida em casamento por um príncipe pagão (usado para se referir a tradições religiosas politeístas - crença e subsequente adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido) de nome Ereo, filho do rei de Inglaterra;
-O seu pai acedeu (aumentou, anuiu, conformou, submeteu, acresceu, aquiesceu, resignou) receoso, impondo entre outras condições que a filha fosse acompanhada por dez virgens, e outras mil para ela e para cada uma das dez que a acompanhavam, e que o casamento tivesse lugar no prazo de três anos;
-Numa viagem, um anjo anuncia a Úrsula que ela morrerá martirizada. Úrsula decide realizar uma peregrinação a Roma para obter a consagração dos seus votos secretos;
-Em Roma, foi recebida com muitas honras pelo papa Ciríaco, que consagrou os seus votos de virgindade;
-Recebendo uma revelação de que morrerá mártir com as virgens, o papa renuncia ao papado e, juntamente com muitos bispos, parte com ela;
-Dirigem-se à Alemanha, onde encontram Colônia sitiada (cercada) pelos hunos, que matam todas as virgens;
-O príncipe dos hunos apaixona-se por Úrsula e quer tomá-la por mulher, mas a jovem resiste e ele mata-a com uma seta;
-O número de onze mil virgens, aparentemente exagerado, parece dever-se a uma leitura incorreta de uma lápide encontrada em Colônia, em que se lia: "XI MM VV", sendo que a abreviatura "MM" em vez de interpretada como "mártires" ("onze mártires virgens") o foi como "mil" ("onze mil virgens“.
Huno
-Povo bárbaro e nômade (não tem habitação fixa) da Ásia central, que sob a chefia de Átila, nos meados do século V, invadiu e exerceu domínio sobre grande parte da Europa.
Átila
-Rei dos hunos;
-Foi um dos maiores inimigos dos impérios romanos Oriental e Ocidental;
-Esteve a ponto de tomar a cidade de Roma;
-Seu reinado foi desde o ano 434 até sua morte em 453.
JOSÉ DE ANCHIETA
(1534-1597)
-Padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo;
-Beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco, é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país;
-Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil;
-Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias (Espanha);
-Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia (poema extenso que narra as ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade);
-Filho de João López de Anchieta e de Mência Diaz de Clavijo y Llarena, descendente da nobreza canária;
-Seu pai foi um revolucionário basco (região histórico-cultural em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França) que tomou parte na Revolta dos Comuneros (1520-1522) contra o Imperador Carlos V na Espanha e um grande devoto da Virgem Maria. Era aparentado dos Loyola, daí o parentesco de Anchieta com o fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola.
Revolta dos Camuneros
-Foi um levantamento contra a coroa que teve lugar entre 1520 e 1522, protagonizado pelas cidades do interior do Reino de Castela (foi um dos antigos reinos da Península Ibérica - formada por Gibraltar, Portugal, Espanha, Andorra e uma pequena fração do território da França);
-A Revolta aconteceu motivada contra as pretensões do rei Carlos V da Espanha em modificar o governo da coroa, subtraindo poderes das comunidades de Vila e Terra castelhanas (as cidades) com o objetivo de aprofundar a centralização do poder.
Companhia de Jesus
-É uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Inácio de Loyola;
-A Congregação foi reconhecida por bula papal (alvará – documento/declaração - passado pelo Papa ou Pontífice católico, com força de lei eclesiástica, pelo qual se concedem graças e indulgências aos que praticam algum ato meritório) em 1540;
-É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário (trabalho de promoção social em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião) e educacional. Em 2009, a Companhia era a ordem religiosa masculina mais numerosa na Igreja.
Continuando Anchieta
-Tinha 12 irmãos;
-Além dele abraçou o sacerdócio Pedro Nuñez;
-Anchieta viveu com a família até aos quatorze anos de idade, quando se mudou para Coimbra, em Portugal, a fim de estudar filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra;
-A ascendência judaica foi determinante para que o enviassem para estudar em Portugal, uma vez que na Espanha, à época, a Inquisição era mais rigorosa. Ingressou na Companhia de Jesus em 1 de Maio de 1551 como noviço (período da formação de um religioso ou de uma religiosa que precede a emissão de seus votos);
-Desde jovem, Anchieta padecia de tuberculose óssea, que lhe causou uma escoliose (coluna vertebral da pessoa apresenta uma deformação lateral em forma de curva), agravada durante o noviciado na Companhia de Jesus;
-Este fato foi determinante para que deixasse os estudos religiosos e viajasse para o Brasil;
-Aportou em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos a 13 de Julho de 1553, com menos de vinte anos de idade com outros seis companheiros;
-Anchieta ficou menos de três meses em Salvador, partindo para a Capitania de São Vicente (SP) no princípio de outubro, com o padre jesuíta Leonardo Nunes, onde conheceria Manuel da Nóbrega e permaneceria por doze anos;
-Anchieta abriu os caminhos do sertão, aprendendo a língua tupi, catequizando e ensinando latim aos índios;
-Escreveu a primeira gramática sobre uma língua do tronco tupi: a "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", que foi publicada em Coimbra em 1595;
-No seguimento da sua ação missionária, participou da fundação, no planalto de Piratininga, do Colégio de São Paulo;
-Um colégio de jesuítas do qual foi regente, embrião da cidade de São Paulo, junto com outros padres da Companhia, em 25 de janeiro de 1554, recebendo este nome por ser a data em que se comemora a conversão do Apóstolo São Paulo (um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus);
-Esta povoação contava, no primeiro ano da sua existência com 130 pessoas, das quais 36 haviam recebido o batismo;
-O religioso cuidava não apenas de educar e catequizar os indígenas, como também de defendê-los dos abusos dos colonizadores portugueses que queriam não raro escravizá-los e tomar-lhes as mulheres e filhos;
-Andou pelo interior;
-Intermediou as negociações entre os portugueses e os indígenas reunidos na Confederação dos Tamoios (revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do Brasil entre Bertioga –SP- e Cabo Frio-RJ);
-Anchieta se ofereceu como refém dos tamoios em Iperoig, enquanto o padre Manuel da Nóbrega retornou a São Vicente juntamente com Cunhambebe (filho do cacique) para ultimar as negociações de paz entre os indígenas e os portugueses;
-Entre os índios batizados por Anchieta destaca o cacique Tibiriçá (importante líder indígena tupiniquim);
-Durante este tempo em que passou entre os gentios (para designar os povos Europeus que, gradualmente, se converteram à nova religião, sob a influência do apóstolo Paulo de Tarso e outros. A partir do século XVII, o termo é mais normalmente usado para se referir a não judeus), compôs o "Poema à Virgem“;
-Segundo uma tradição, teria escrito nas areias da praia e memorizado o poema, e apenas mais tarde, em São Vicente, o teria trasladado para o papel;
-Ainda segundo a tradição, foi também durante o cativeiro que Anchieta teria em tese "levitado" entre os indígenas, os quais, imbuídos de grande pavor, pensavam tratar-se de um feiticeiro;
-Teve várias outras missões em solo Brasileiro;
-Foi ordenado sacerdote aos 32 anos de idade;
-Em 1569, fundou a povoação de Reritiba (ou Iriritiba), atual Anchieta, no Espírito Santo;
-Dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro por três anos, de 1570 a 1573;
-Em 1577, foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu por dez anos, sendo substituído em 1587 a seu próprio pedido;
-Retirou-se para Reritiba, mas teve ainda de dirigir o Colégio do Jesuítas em Vitória, no Espírito Santo;
-Em 1595, obteve dispensa dessas funções e conseguiu retirar;
-Embora a campanha para a sua beatificação tenha sido iniciada na Capitania da Bahia em 1617, só foi beatificado em Junho de 1980 pelo papa João Paulo II Ao que se compreende, a perseguição do marquês de Pombal (nobre português) aos jesuítas havia impedido, até então, o trâmite do processo iniciado no século XVII;
-A 27 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco anunciou que o Padre Anchieta seria canonizado em Roma, em abril de 2014;
-Após um processo de canonização de mais de 400 anos, o decreto foi assinado a 3 de abril de 2014;
-Em 24 de abril realizou-se a cerimônia de Ação de Graças, presidida pelo Papa, realizada na Igreja de Santo Inácio de Loyola de Roma;
-É também considerado o terceiro santo do Brasil, com Madre Paulina (Austríaca e migrou para o Brasil em 1875) e Frei Galvão, mesmo não sendo nativo, mas por ter exercido sua missão religiosa no território brasileiro, assim como Madre Paulina;
-Os únicos textos de toda essa produção chegados aos nossos dias são de autoria do Padre José de Anchieta;
-Foi responsável pela criação de várias peças, como: “Diálogo do Crisma”, representada na chegada de Bartolomeu Simões Pereira (administrador eclesiástico do Rio de Janeiro, que pretendia ministrar o crisma entre os nativos);
-Outros títulos conhecidos são: “Auto da Vila da Vitória”, “Auto de Guaraparim”, “Auto na Visitação de Santa Isabel” e “Na Festa de São Lourenço”;
-Em geral, as peças eram escritas em até quatro línguas (espanhol, português, tupi e latim) e retratavam acontecimentos da região, buscando sempre um diálogo catequético;
-O teatro escolar dos jesuítas tinha uma forte influência moralizadora e procurava afirmar a autoridade da Igreja, deixando certa margem de liberdade para as pessoas;
-Fazendo forte uso pedagógico, a representação de cenas cristãs faladas em tupi teria transformado o Brasil ‘pagão’ em católico e cristão;
-O padre e dramaturgo Anchieta criou diálogos teatrais com personagens de vida social indígena para falar ao seu espectador, na língua deles, sobre “a maneira boa de viver” e sobre o que seria mau, como rituais e costumes indígenas;
-Criou um teatro evidentemente pedagógico, com propósitos semelhantes àqueles dos autos religiosos e das moralidades medievais;
-Escreveu não só peças, como também poesias e cartas que deixaram um legado valioso sobre a vida, os costumes, a religião e a sociedade indígena em geral.
Manuel da Nóbrega (1517 — 1570)
-Foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América;
-As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI.
EM BREVE MAIS ATUALIZAÇÕES!
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