quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

HISTÓRIA DO TEATRO 10


TEATRO NO BRASIL


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-Os jesuítas mantinham os indígenas em pequenas aldeias, isolados de dois terríveis perigos: a vida desregrada e a escravidão impostas pelo homem branco explorador e o consequente retorno ao paganismo;

-Através do canto, música, mímicas e máscaras os jesuítas buscavam introduzir princípios do cristianismo e da ‘civilização’, constituindo uma espécie de ‘pré-teatro’;

-Essa forma de representação cênica, portanto, tinha por objetivo evangelizar os índios, além de apaziguar os conflitos entre eles e os colonos portugueses e espanhóis;

-Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos);

-Os espetáculos tinham como elenco os índios catequizados e eram apresentados, na maioria das vezes, ao ar livre – alguns deles tendo a selva por cenário; noutros, ao estilo do teatro medieval, nos átrios (pátio ou espaço antes) das pequenas igrejas;

-De todos, o espetáculo mais grandioso foi do "Auto das Onze Mil Virgens", em maio de 1583, em honra aos padres Cardim e Gouveia e que contou com a participação de todo o povo da Bahia;

-Este auto, que era uma tragicomédia inspirada na vida de Santa Úrsula e na lenda das onze mil virgens, foi representada cinco vezes entre os anos de 1582 e 1605;

-Jesuíta de grande importância para a época, Padre José de Anchieta, conhecido como “apóstolo do Brasil” tem participação fundamental no início do teatro brasileiro;


SANTA ÚRSULA

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-Santa da Igreja Católica; 

-Natural da Grã Bretanha, martirizada por volta do ano 383 em Colônia na Alemanha; 

-Era filha do rei Dionotus da Inglaterra. Era celebrada no calendário litúrgico em 21 de outubro até 1969 quando foi removida após uma revisão pela origem duvidosa dos fatos; 

-Uma jovem de beleza excecional chamada Úrsula, filha de um soberano bretão (era a província que ocupava o centro-sul da ilha da Grã-Bretanha, conforme determinavam os romanos), converteu-se secretamente ao cristianismo prometendo guardar a sua virgindade. Quando foi pedida em casamento por um príncipe pagão (usado para se referir a tradições religiosas politeístas - crença e subsequente adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido) de nome Ereo, filho do rei de Inglaterra;

-O seu pai acedeu (aumentou, anuiu, conformou, submeteu, acresceu, aquiesceu, resignou) receoso, impondo entre outras condições que a filha fosse acompanhada por dez virgens, e outras mil para ela e para cada uma das dez que a acompanhavam, e que o casamento tivesse lugar no prazo de três anos; 

-Numa viagem, um anjo anuncia a Úrsula que ela morrerá martirizada. Úrsula decide realizar uma peregrinação a Roma para obter a consagração dos seus votos secretos; 

-Em Roma, foi recebida com muitas honras pelo papa Ciríaco, que consagrou os seus votos de virgindade; 

-Recebendo uma revelação de que morrerá mártir com as virgens, o papa renuncia ao papado e, juntamente com muitos bispos, parte com ela; 

-Dirigem-se à Alemanha, onde encontram Colônia sitiada (cercada) pelos hunos, que matam todas as virgens; 

-O príncipe dos hunos apaixona-se por Úrsula e quer tomá-la por mulher, mas a jovem resiste e ele mata-a com uma seta;

-O número de onze mil virgens, aparentemente exagerado, parece dever-se a uma leitura incorreta de uma lápide encontrada em Colônia, em que se lia: "XI MM VV", sendo que a abreviatura "MM" em vez de interpretada como "mártires" ("onze mártires virgens") o foi como "mil" ("onze mil virgens“. 

Huno 

-Povo bárbaro e nômade (não tem habitação fixa) da Ásia central, que sob a chefia de Átila, nos meados do século V, invadiu e exerceu domínio sobre grande parte da Europa. 

Átila 

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-Rei dos hunos; 

-Foi um dos maiores inimigos dos impérios romanos Oriental e Ocidental; 

-Esteve a ponto de tomar a cidade de Roma; 

-Seu reinado foi desde o ano 434 até sua morte em 453.



JOSÉ DE ANCHIETA

(1534-1597)

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-Padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo;

-Beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco, é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país;

-Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil;

-Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias (Espanha);

-Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopeia (poema extenso que narra as ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade);

-Filho de João López de Anchieta e de Mência Diaz de Clavijo y Llarena, descendente da nobreza canária; 

-Seu pai foi um revolucionário basco (região histórico-cultural em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França) que tomou parte na Revolta dos Comuneros (1520-1522) contra o Imperador Carlos V na Espanha e um grande devoto da Virgem Maria. Era aparentado dos Loyola, daí o parentesco de Anchieta com o fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola. 

Revolta dos Camuneros 

-Foi um levantamento contra a coroa que teve lugar entre 1520 e 1522, protagonizado pelas cidades do interior do Reino de Castela (foi um dos antigos reinos da Península Ibérica - formada por Gibraltar, Portugal, Espanha, Andorra e uma pequena fração do território da França);

-A Revolta aconteceu motivada contra as pretensões do rei Carlos V da Espanha em modificar o governo da coroa, subtraindo poderes das comunidades de Vila e Terra castelhanas (as cidades) com o objetivo de aprofundar a centralização do poder.

Companhia de Jesus

-É uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Inácio de Loyola;

-A Congregação foi reconhecida por bula papal (alvará – documento/declaração - passado pelo Papa ou Pontífice católico, com força de lei eclesiástica, pelo qual se concedem graças e indulgências aos que praticam algum ato meritório) em 1540;

-É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário (trabalho de promoção social em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião) e educacional. Em 2009, a Companhia era a ordem religiosa masculina mais numerosa na Igreja.

Continuando Anchieta

-Tinha 12 irmãos;

-Além dele abraçou o sacerdócio Pedro Nuñez;

-Anchieta viveu com a família até aos quatorze anos de idade, quando se mudou para Coimbra, em Portugal, a fim de estudar filosofia no Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra;

-A ascendência judaica foi determinante para que o enviassem para estudar em Portugal, uma vez que na Espanha, à época, a Inquisição era mais rigorosa. Ingressou na Companhia de Jesus em 1 de Maio de 1551 como noviço (período da formação de um religioso ou de uma religiosa que precede a emissão de seus votos);

-Desde jovem, Anchieta padecia de tuberculose óssea, que lhe causou uma escoliose (coluna vertebral da pessoa apresenta uma deformação lateral em forma de curva), agravada durante o noviciado na Companhia de Jesus;

-Este fato foi determinante para que deixasse os estudos religiosos e viajasse para o Brasil; 

-Aportou em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos a 13 de Julho de 1553, com menos de vinte anos de idade com outros seis companheiros; 

-Anchieta ficou menos de três meses em Salvador, partindo para a Capitania de São Vicente (SP) no princípio de outubro, com o padre jesuíta Leonardo Nunes, onde conheceria Manuel da Nóbrega e permaneceria por doze anos; 

-Anchieta abriu os caminhos do sertão, aprendendo a língua tupi, catequizando e ensinando latim aos índios; 

-Escreveu a primeira gramática sobre uma língua do tronco tupi: a "Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil", que foi publicada em Coimbra em 1595; 

-No seguimento da sua ação missionária, participou da fundação, no planalto de Piratininga, do Colégio de São Paulo; 

-Um colégio de jesuítas do qual foi regente, embrião da cidade de São Paulo, junto com outros padres da Companhia, em 25 de janeiro de 1554, recebendo este nome por ser a data em que se comemora a conversão do Apóstolo São Paulo (um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus);

-Esta povoação contava, no primeiro ano da sua existência com 130 pessoas, das quais 36 haviam recebido o batismo;

-O religioso cuidava não apenas de educar e catequizar os indígenas, como também de defendê-los dos abusos dos colonizadores portugueses que queriam não raro escravizá-los e tomar-lhes as mulheres e filhos;

-Andou pelo interior;

-Intermediou as negociações entre os portugueses e os indígenas reunidos na Confederação dos Tamoios (revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do Brasil entre Bertioga –SP- e Cabo Frio-RJ);

-Anchieta se ofereceu como refém dos tamoios em Iperoig, enquanto o padre Manuel da Nóbrega retornou a São Vicente juntamente com Cunhambebe (filho do cacique) para ultimar as negociações de paz entre os indígenas e os portugueses;

-Entre os índios batizados por Anchieta destaca o cacique Tibiriçá (importante líder indígena tupiniquim);

-Durante este tempo em que passou entre os gentios (para designar os povos Europeus que, gradualmente, se converteram à nova religião, sob a influência do apóstolo Paulo de Tarso e outros. A partir do século XVII, o termo é mais normalmente usado para se referir a não judeus), compôs o "Poema à Virgem“;

-Segundo uma tradição, teria escrito nas areias da praia e memorizado o poema, e apenas mais tarde, em São Vicente, o teria trasladado para o papel;

-Ainda segundo a tradição, foi também durante o cativeiro que Anchieta teria em tese "levitado" entre os indígenas, os quais, imbuídos de grande pavor, pensavam tratar-se de um feiticeiro;

-Teve várias outras missões em solo Brasileiro;

-Foi ordenado sacerdote aos 32 anos de idade;

-Em 1569, fundou a povoação de Reritiba (ou Iriritiba), atual Anchieta, no Espírito Santo;

-Dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro por três anos, de 1570 a 1573;

-Em 1577, foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu por dez anos, sendo substituído em 1587 a seu próprio pedido;

-Retirou-se para Reritiba, mas teve ainda de dirigir o Colégio do Jesuítas em Vitória, no Espírito Santo;

-Em 1595, obteve dispensa dessas funções e conseguiu retirar;

-Embora a campanha para a sua beatificação tenha sido iniciada na Capitania da Bahia em 1617, só foi beatificado em Junho de 1980 pelo papa João Paulo II Ao que se compreende, a perseguição do marquês de Pombal (nobre português) aos jesuítas havia impedido, até então, o trâmite do processo iniciado no século XVII;

-A 27 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco anunciou que o Padre Anchieta seria canonizado em Roma, em abril de 2014;

-Após um processo de canonização de mais de 400 anos, o decreto foi assinado a 3 de abril de 2014;

-Em 24 de abril realizou-se a cerimônia de Ação de Graças, presidida pelo Papa, realizada na Igreja de Santo Inácio de Loyola de Roma;

-É também considerado o terceiro santo do Brasil, com Madre Paulina (Austríaca e migrou para o Brasil em 1875) e Frei Galvão, mesmo não sendo nativo, mas por ter exercido sua missão religiosa no território brasileiro, assim como Madre Paulina;

-Os únicos textos de toda essa produção chegados aos nossos dias são de autoria do Padre José de Anchieta;

-Foi responsável pela criação de várias peças, como: “Diálogo do Crisma”, representada na chegada de Bartolomeu Simões Pereira (administrador eclesiástico do Rio de Janeiro, que pretendia ministrar o crisma entre os nativos);

-Outros títulos conhecidos são: “Auto da Vila da Vitória”, “Auto de Guaraparim”, “Auto na Visitação de Santa Isabel” e “Na Festa de São Lourenço”;

-Em geral, as peças eram escritas em até quatro línguas (espanhol, português, tupi e latim) e retratavam acontecimentos da região, buscando sempre um diálogo catequético;

-O teatro escolar dos jesuítas tinha uma forte influência moralizadora e procurava afirmar a autoridade da Igreja, deixando certa margem de liberdade para as pessoas;

-Fazendo forte uso pedagógico, a representação de cenas cristãs faladas em tupi teria transformado o Brasil ‘pagão’ em católico e cristão;

-O padre e dramaturgo Anchieta criou diálogos teatrais com personagens de vida social indígena para falar ao seu espectador, na língua deles, sobre “a maneira boa de viver” e sobre o que seria mau, como rituais e costumes indígenas; 

-Criou um teatro evidentemente pedagógico, com propósitos semelhantes àqueles dos autos religiosos e das moralidades medievais;

-Escreveu não só peças, como também poesias e cartas que deixaram um legado valioso sobre a vida, os costumes, a religião e a sociedade indígena em geral.

Manuel da Nóbrega (1517 — 1570) 

-Foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América;

-As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI.




EM BREVE MAIS ATUALIZAÇÕES!




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