sábado, 21 de junho de 2014

A VIDA DE WILLIAM SHAKESPEARE - CARREIRA TEATRAL

A VIDA DE WILLIAM SHAKESPEARE

CARREIRA TEATRAL

Durante sua vida, Shakespeare escreveu 38 peças e 154 sonetos. Biógrafos sugerem que sua carreira deve ter começado em qualquer momento, a partir de meados dos anos 1580. Quando chegou a Londres, a cidade vivia contrastes. Havia sujeira, era barulhenta, superpopulosa, com palácios esplêndidos, parlamentos belos, asilos de loucos, hospitais para leprosos, prisões, bordéis e os teatros e com uma população sedenta por entretenimento. Aí se dirigia para ver espetáculos violentos – tais como enforcamentos, brigas de galo, lutas entre ursos e cães, jogos, entre outros. Shakespeare não tinha amigos, nem dinheiro porque estava pobre. Segundo estudos, ele foi recebido pela companhia teatral, começando num serviço pequeno, e logo fora subindo de cargo, chegando, provavelmente, à carreira de ator. Há referências que apresentam Shakespeare como um cavalariço. Ele dividiria seu emprego entre tomar conta dos cavalos dos espectadores do teatro, atuar no palco e auxiliar nos bastidores. Mas ele queria era mesmo atuar e escrever. Com o tempo, lembrando-se dos textos dos mestres dramáticos da escola começou a experimentar como seria escrever para teatro. A primeira informação que se tem sobre Shakespeare nos teatros londrinos vem da pena do escritor Robert Greene, em seu amargo panfleto (Greene Cereais-Worth de Wit) onde deprecia Shakespeare, por ser um ator que tem a ousadia de escrever peças de teatro, e por cometer plágio

Robert Greene (1558 - 1592) era um inglês, autor de vários gêneros, entre ele: romances em prosa, artigos científicos e algumas peças. (Greene Cereais-Worth de Wit.)

As primeiras obras impressas de Shakespeare foram dois longos poemas narrativos, Vênus e Adonis (1593) e O estupro de Lucrécia (1594), ambos em honra ao conde de Southampton, que se tornou o patrono de Shakespeare, e o recompensou com uma generosa quantia em dinheiro, favorecendo William a se tornar sócio da companhia teatral. Desde 1594, as peças de Shakespeare foram realizadas apenas pelo Lord Chamberlain's Men. Em pouco tempo, Shakespeare ganha a predileção da monarquia. A vida dos profissionais de teatro de Londres não era fácil; havia uma competição entre atores, dramaturgos e companhias de teatro. Além disso, os teatros eram constantemente fechados por causa da peste. Mesmo com tudo isso, Shakespeare prosperava e suas peças faziam sucesso, como se pôde constatar quando o autor Francis Meres (1598, p.309), em sua obra Palladis Tamia, descreveu Shakespeare como o melhor dramaturgo de sua época: “Shakespeare entre os ingleses é o mais excelente em ambos os gêneros para o palco (...)”.

Francis Meres (1565-1647) foi um autor inglês. Palladis Tamia foi um livro de 1598. É importante, na história literária Inglesa como o primeiro relator crítico dos poemas e primeiras peças de William Shakespeare. 

Com a morte de Elizabeth I, em 1603, a época de ouro da Inglaterra começou a mudar. A religião ficou em foco com a pressão para a volta da “antiga” igreja (Protestante) e a repressão às representações artísticas, propiciando a falência de muitas companhias. Shakespeare, gozando de reputação, continuou com grande sucesso, tanto que com o rei Jaime I, a companhia passou a atribuir uma patente real ao novo rei, mudando seu nome para King's Men (Homens do Rei), recebendo, por isso patrocínio real. A Companhia apresentou-se várias vezes, na corte, por ser o rei um apreciador do teatro. Todas as fontes marcam o ano de 1599 como o ano da fundação oficial do Globe Theatre. Fundado por James Burbage.

James Burbage (1531-1597) foi um ator inglês. Era membro da companhia de atores de Robert Dudley, Primeiro-conde de Leicester, provavelmente desde alguns anos antes de sua primeira menção como líder da companhia, em 1574. Em 1576, havendo assegurado o arrendamento de uma terra em Shoreditch, Burbage ergueu ali famosos teatros, conhecidos durante vinte anos como The Theatre, dado o fato de ter sido o primeiro teatro construído em Londres.

O escritor se tornou sócio do Globe, um edifício que tinha forma octogonal, com abertura no centro onde não existia cortina. Nesse local, foram encenadas muitas peças de Shakespeare. Em 1613, O Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça Henry VIII, do autor.

Encontram-se, também, registros de não pagamento de impostos cobrados nos locais onde Shakespeare morou em Londres. Ainda que abastado, o escritor sempre preferiu alugar seus locais de residência em Londres. À medida que ganhava dinheiro com suas atividades teatrais em Londres, Shakespeare fazia vários investimentos em sua cidade natal.

Shakespeare teria estado bem cansado, e, por esse motivo, resolveu desligar-se do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava.



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