sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

PAPO DE COXIA - MEISNER






SANFORD MEISNER







Sanford Meisner (1905 - 1997), também conhecido como Sandy, era um americano ator e professor de teatro que desenvolveu uma abordagem para agir, instrução que agora é conhecido como a técnica de Meisner. Enquanto Meisner foi exposto ao método atuando no Grupo de Teatro, sua abordagem difere marcadamente em que ele, como Konstantin Stanislavski, abandonado completamente o uso da memória afetiva, uma característica distinta do método de atuação. Meisner mantinha ênfase em "a realidade de fazer", que foi a base de sua abordagem. 

Início da vida 

Nascido em Brooklyn, Meisner era o mais velho de quatro filhos. Sanford, Jacob, Ruth, e Robert foram os filhos de Hermann Meisner, um peleiro (prepara ou vende peles), e Bertha Knoepfler, ambos judeus imigrantes que vieram para os Estados Unidos a partir da Hungria. Em uma tentativa de melhorar a saúde de Sanford, a família fez uma viagem para as Catskills (cadeia de montanhas americanas), onde Jacob foi alimentado não pasteurizando o leite. Como resultado, Jacob contraiu tuberculose e morreu pouco tempo depois. Em uma entrevista muitos anos depois, Meisner mais tarde identificando este evento como "a influência emocional dominante na minha vida do que eu nunca, depois de todos estes anos, escapou." Responsabilizado por seus pais pela morte de seu irmão, o jovem Meisner ficou isolado e retirado, incapaz de lidar com sentimentos de culpa pela morte de seu irmão.

Estudou no Instituto Damrosch of Music (agora o Juilliard School ) onde estudou para se tornar um pianista de concerto. Quando a Grande Depressão chegou, o pai de Meisner puxou-o para fora da escola de música para ajudar nos negócios da família no Garment District de New York City. Meisner recordou mais tarde que a única maneira que ele poderia suportar dias passados ​​arrastando rolos de tecidos era entreter-se por repetir, em sua mente, todas as peças de piano clássico que havia estudado na escola de música. Meisner acreditava que essa experiência o ajudou a desenvolver um agudo senso de som, semelhante ao passo perfeito. Mais tarde, como um professor de teatro, muitas vezes ele avaliou o trabalho de cena de seus alunos com os olhos fechados (e sua cabeça dramaticamente enterrado em suas mãos). Este truque foi apenas parcialmente para o efeito; o hábito, ele explicou, na verdade, ajudou-o a ouvir mais de perto o trabalho dos seus alunos e para identificar os verdadeiros e falsos momentos da sua atuação.

Após a formatura no ensino médio, Meisner buscou atuar profissionalmente, o que lhe interessava desde a sua juventude. Ele já havia atuado no Lower East Side de Chrystie Rua Settlement House sob a direção de Lee Strasberg, que estava a desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento. Aos 19 anos, Meisner ouviu que o Theatre Guild (sociedade teatral) foi à contratação de adolescentes. Depois de uma breve entrevista, ele foi contratado como um extra para "Eles sabiam o que queriam". A experiência afetou profundamente e ele percebeu que atuar era o que ele estava procurando na vida. Ele e Strasberg apareceram no original da produção Theatre Guild do Rodgers e Hart rever The Garrick Gaieties (é uma revista com música de Richard Rodgers e letras de Lorenz Hart, o primeiro musical de sucesso desses compositores), a partir do qual a canção "Manhattan" veio.


O Grupo de Teatro 

Apesar das dúvidas de seus pais, Meisner continuou a perseguir uma carreira em agir, recebendo uma bolsa de estudos para estudar na Theatre Guild of Acting . Ali ele encontrou novamente Harold Clurman (diretor e crítico de teatro americano) e Lee Strasberg . Strasberg viria a ser outro dos teóricos de atuação mais influentes do século e o pai do método de atuação, uma técnica de ator derivados, como Meisner próprio, a partir do sistema de Konstantin Stanislavski. Os três se tornaram amigos. Em 1931, Clurman, Strasberg e Cheryl Crawford (outro membro do Theatre Guild) selecionaram 28 atores (um dos quais era Meisner) para formar o Grupo de Teatro. Esta empresa exerce uma influência sobre toda a arte de atuar nos Estados Unidos. Meisner, juntamente com uma série de outros atores da empresa, eventualmente, resistiu a preocupação de Strasberg com memória afetiva e exercícios. Em 1934, outro membro da empresa Stella Adler voltou de estudo privado com Stanislavski em Paris e anunciou que Stanislavski passou a acreditar que, como parte de um processo de ensaio, investigando as memórias passadas como uma fonte de emoção era apenas um último recurso e que o ator deve procurar, em vez de desenvolver pensamentos e sentimentos da personagem através de ação física, a utilização concentrada da imaginação, e uma crença nas "circunstâncias dadas" do texto. Como resultado, Meisner começou a se concentrar em uma nova abordagem para a arte de atuar.

Quando o Grupo de Teatro se dissolveu em 1940, Meisner continuou como chefe do programa de atuação na Neighborhood Playhouse (conservatório profissional de tempo integral para atores) em Nova York, no qual ele havia ensinado desde 1935. No ensino ele encontrou um nível de semelhante cumprimento ao que ele tinha encontrado em jogar o piano como uma criança. No Playhouse ele desenvolveu sua própria forma de agir, método que foi baseado no sistema de Stanislavski, a formação de Meisner com Lee Strasberg, e sobre as revelações de Stella Adler sobre os usos da imaginação. Hoje, essa abordagem é chamada a técnica de Meisner. Foi durante esses primeiros anos na Neighborhood Playhouse que Meisner foi brevemente casado com a jovem atriz Peggy Meredith, que apareceu em várias produções da Broadway.

O Actors Studio  (uma organização de associação para atores profissionais, diretores de teatro e dramaturgos ) foi fundado em 1947 por dois atores ex-Grupo Teatro - os diretores, em seguida, bem-sucedidos, Elia Kazan e Robert Lewis. Meisner foi um dos primeiros professores para ensinar no estúdio. Ironicamente, no início, Strasberg não foi solicitado, mas em 1951 ele se tornou seu diretor artístico. Muitos estudantes das Actors Studio tornaram-se conhecidos na indústria cinematográfica. A insistência posterior de Strasberg que lhes havia treinado angustiou Meisner enormemente, criando uma animosidade com o seu ex-mentor, que continuou até a morte de Strasberg.


A Escola Neighborhood Playhouse do Teatro 

Em 1935, Sanford Meisner ingressou na faculdade de The Neighborhood Playhouse School of the Theatre e continuou como o diretor do departamento de qualidade até sua aposentadoria em 1990, e serviu como Diretor Emérito até sua morte em 1997. Em 1928, The Neighborhood Playhouse School of the Teatro abriu suas portas. A primeira classe de apenas nove alunos tiveram o privilégio de ser ensinado por Martha Graham, Louis Horst, Laura Elliott e Agnes De Mille. Ao longo de seus anos ou ensino no Playhouse, este membro fundador do Grupo de Teatro desenvolveu e refinou o que é hoje conhecido como a técnica de Meisner. Disse: "Para viver verdadeiramente em determinadas circunstâncias imaginárias." A técnica de Meisner é um procedimento passo a passo de autoinvestigação para o ator, agora amplamente reconhecida como uma das técnicas de atuação mais importantes ensinadas hoje. Todos os membros atuais do departamento de qualidade Neighborhood Playhouse foram treinados para ensinar e agir por Sanford Meisner.



A Escola Meisner / Carville of Acting 

Em 1983, Sanford Meisner e seu parceiro de vida James Carville fundou a / Carville Escola Meisner de agir sobre a ilha caribenha de Bequia. Estudantes de todo o mundo a frequentavam a cada verão para participar em um verão intenso com Meisner. A Meisner / Escola Carville of Acting operado na ilha e, começando em 1985, também em North Hollywood. Meisner dividiu seu tempo entre a Neighborhood Playhouse em Nova York e os dois locais da escola. Na primavera de 1995, O Meisner / Escola Carville de agir foi então sucedido por The Sanford Meisner Center for the Arts (primeiro e único teatro e escola criado pelo próprio Sanford Meisner), uma companhia de teatro em North Hollywood estabelecido pelo Sanford Meisner, James Carville, Martin Barter e Jill Gatsby. A empresa tornou-se um dispositivo elétrico na cena do teatro de Los Angeles por vários anos após a morte de Sandy. Sandy participou de todos os ensaios e todo o desempenho até o fim. Martin Barter deixou o teatro em 2013, mas continua no centro de Sanford Meisner, tanto em Los Angeles e Seattle.

Alunos notáveis ​​

Ao longo de sua carreira, Meisner trabalhou com e ensinou alguns estudantes/alunos que se tornaram bem conhecidos, tais como: Sandra Bullock , David Duchovny, James Franco, Michelle Pfeiffer, Naomi Watts, Tom Cruise, Alec Baldwin, Jon Voight, Dylan McDermott, Eileen Fulton, James Caan, Steve McQueen, Gregory Peck, Eli Wallach, Jack Lord, Bob Fosse, Diane Keaton, Robert Duvall, Lee Grant, Peter Falk, Jeff Goldblum, Grace Kelly, James Doohan, Manu Tupou, Tony Randall e Sydney Pollack. Pollack, juntamente com Charles E. Conrad serviram como assistentes seniores de Meisner. A técnica é útil não apenas para os atores, mas também para diretores, escritores e professores. Um número de diretores também estudou com ele, entre eles Sidney Lumet e John Frankenheimer, e escritores como Arthur Miller e David Mamet.


Técnica de Meisner 

A técnica de Meisner desenvolve externamente, em oposição ao "método de atuação", que se desenvolve a partir de uma fonte interna, como recordação emocional, sentimento de memória, etc. O foco da abordagem Meisner é para o ator o "sair da sua cabeça" tais como o agente que se está a comportar instintivamente para o ambiente circundante. Para esse fim, alguns exercícios para a técnica de Meisner são enraizadas em repetição de modo a que as palavras são consideradas insignificantes em comparação com as reações. Na técnica de Meisner, há um foco maior sobre o outro ator ao invés de seus pensamentos ou sentimentos associados ao caráter prescrito internos. 

Sanford Meisner disse que sua abordagem para a formação "É baseado em trazer o ator de volta para seus impulsos emocionais e de agir que está firmemente enraizada no instintivo. Baseia-se no fato de que toda a boa atuação vem do coração, por assim dizer, e que não há nenhuma mentalidade a ele.”. 

Aprenda a viver o momento como ator, e deixar ir de qualquer ideia de resultado. Saiba o que significa realmente "fazer" e responder com sinceridade a um determinado momento com base no que você recebe do seu parceiro. Através da improvisação, a verdade emocional e da resposta pessoal, aprender a ressoar autenticidade dentro de uma dada circunstância. Só desta forma você vai começar a entender a definição de agir real, que é "viver a verdade sob as circunstâncias imaginárias". 

O treinamento envolve uma série específica de exercícios que "construir um sobre o outro". A compreensão bem sucedida e a execução de cada exercício é essencial para o sucesso da seguinte e assim por diante. Todo mundo começa no início e se move através de cada etapa que estabelece bases essenciais para o foco do segundo semestre de demonstrar uma compreensão clara e cheia de preparo emocional, relacionamentos e objetivos. 

A técnica de Meisner é um sistema progressivo de improvisações estruturadas para desenvolver a concentração e imaginação, estimulando os instintos e impulsos, e alcançar "a realidade de fazer" no desempenho. 

Na visão de Meisner, grande atuação depende da resposta impulsiva do ator ao que está acontecendo ao seu redor. Seu exercício de chave, a repetição espontânea, é projetado para o ator para desenvolver essa capacidade latente. 

A abordagem da Meisner treina o ator de "viver a verdade em circunstâncias imaginárias", para descobrir ou criar pontos pessoalmente significativas de vista com relação a (escrito ou improvisado) palavra e para expressar reações humanas espontâneas e emoção autêntica com o maior senso de verdade.

O Treinamento

O treinamento começa com um intensivo trabalho de improvisação, incluindo exercícios de repetição nos quais o ator aprende a colocar sua atenção para fora, tornar-se instintivo e focar no comportamento do parceiro. Com isso, elimina-se a intelectualização dos atores, tornado-os espontâneos para o que está acontecendo no momento presente. 

Na segunda etapa, o foco está na imaginação: As circunstâncias imaginárias. São realizados exercícios para trazer o que é mais profundo e significativo para o ator através de ações físicas específicas. 

O método trabalha uma série de exercícios interdependentes no qual um exercício leva ao próximo, de complexidade crescente para desenvolver uma improvisação apoiada na escuta e na resposta espontânea, gerando uma “atuação verdadeira dentro de circunstâncias imaginárias”. O foco está na escuta. Escutar, responder e se manter no momento presente são os fundamentos do trabalho. 

Depois deste processo, o ator emerge um ser mais honesto e forte com ferramentas prontas para atuar em filme, televisão e no palco. Toda esta técnica tem como objetivo tornar o ator mais forte, desejoso e disponível para deixar que o mistério ocorra. 


Considerações: 

"Atuar é a habilidade de viver verdadeiramente sob circunstancias imaginárias.";

O ator deve estar disponível e em resposta ao que está acontecendo.;

Foco maior no outro ao invés dos seus próprios pensamentos e sentimentos associados.;

Investigação, improviso (como agir, como sentir, experimentar, etc.). O próprio ator vive;

O ator vai viver e depois representar a situação como ator e demonstrar suas emoções, ações, sentimentos, etc., nas circunstâncias dadas;

Meisner abandona a memória afetiva;

Memória afetiva: chamar a memória os detalhes de uma situação semelhante ao dos personagens.;

Quer a realidade no fazer;

"Viver a verdade nas circunstâncias dadas.".

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