WILLIAM SHAKESPEARE
OXFORDIANOS
Há também a versão dos oxfordianos, conforme iremos expor abaixo.
O candidato mais popular de antigamente é Eduardo de Vero, 17º Conde de Oxford. Esta teoria, proposta primeiramente por J. Thomas Looney, em 1920, persuadiu nomes como Sigmund Freud, Charlie Chaplin e muitos outros intelectuais do século XX. A teoria foi levada à grande proeminência por Charlton Ogburn, em seu O Misterioso William Shakespeare (1984).
John Thomas Looney (1870 - 1944) era inglês e professor; é mais conhecido por ter dado origem à teoria Oxfordiana. Em 1920, publica sua teoria de que Edward de Vere, décimo sétimo conde de Oxford, foi o verdadeiro autor das obras de Shakespeare.
Também Charlton Ogburn, Jr. (1911 – 1998) foi um jornalista e escritor de memórias e obras de não-ficção, que se fez um conhecido defensor da teoria Oxfordiana sobre a autoria de Shakespeare.
Os oxfordianos apontam inúmeros outros itens que merecem consideração:
- a aclamação que os contemporâneos de Oxford faziam em relação a seu talento para a poesia e para a dramaturgia;
- sua proximidade à Rainha Elizabeth I e sua vida na corte;
- o fato de que Oxford teve o trabalho de sublinhar passagens bíblicas que, mais tarde, foram citadas nas peças de Shakespeare;
- fraseologia paralela e similaridade de pensamentos entre as obras shakesperianas e as grafias e poesias que sobreviveram do Conde;
- sua extensa educação e inteligência;
- seus registros de viagens para toda a Itália, incluindo locais e regiões citadas em algumas peças;
- estudiosos dizem que Oxford não poderia ser o autor, porque morreu em 1604, antes de Rei Lear, Macbeth e outras oito peças terem sido escritas. Oxfordianos respondem que, apesar do que os acadêmicos ortodoxos diziam, ninguém sabia ao certo as datas de muitas das últimas peças de Shakespeare – e, de qualquer forma – Oxford poderia tê-las escrito antes de morrer.
Os que não aceitam essa teoria apontam que a maior prova contra a candidatura de Oxford é que ele morreu em 1604, enquanto alegam que um certo número de peças de Shakespeare teriam sido escritas após e durante essa data. Certos eruditos convencionais e, principalmente os oxfordianos, reagem a esta afirmação, argumentando que os ortodoxos têm datado uma série de peças que, na realidade, apenas salientam a autoria alternativa de Oxford, e alegam que não há nenhuma prova concludente de que as peças ou os poemas foram escritos após a morte do Conde (1604).
Ainda sobre Edward de Vere, décimo sétimo conde de Oxford (1550 - 1604), sabe-se que foi um inglês e cortesão da era elisabetana. Oxford era o herdeiro do segundo condado mais antigo do reino, um favorito tribunal por um tempo, um procurado patrono das artes, e observado por seus contemporâneos como um poeta lírico e dramaturgo, mas seu temperamento imprudente e volátil impedia-o de alcançar qualquer responsabilidade cortês ou governamental, e contribuiu para a dissipação de sua propriedade. Oxford era o único filho de John de Vere, conde 16 de Oxford, e Margery Golding . Após a morte de seu pai, em 1562, ele se tornou uma ala da rainha Elizabeth e foi enviado para viver na casa de seu principal assessor, Sir William Cecil . Ele se casou com a filha de Cecil, Anne , com quem teve cinco filhos. Oxford foi afastado dela por cinco anos, depois que ele se recusou a reconhecer seu primeiro filho como seu.
Enquanto vivia na casa do Sir Cecil , os estudos diários de Edward consistiu de instrução de dança, francês, latim, cosmografia, exercícios de escrita, desenho e orações comuns. Durante seu primeiro ano na casa do Sir Cecil, Oxford foi brevemente tutelado o antiquário e anglo-saxão estudioso. Em agosto 1564, Oxford estava entre 17 nobres, cavaleiros e escudeiros na comitiva da rainha que foram agraciados com o título honorário de Mestre em Artes pela Universidade de Cambridge, e foi premiado pela Universidade de Oxford em um progresso real em 1566. Registros de livros comprados para Oxford, em 1569, atestam o seu contínuo interesse pela história, assim como a literatura e a filosofia. Em 1571, Oxford era um dos favoritos da corte de Elizabeth.
Versos manuscritos de Oxford circularam amplamente nos círculos da corte. Os críticos contemporâneos elogiaram Oxford como poeta e dramaturgo. Uma estranha reviravolta na história sugere que a rainha Elizabeth e o Conde de Oxford teriam tido um relacionamento clandestino, o que explicaria por que Oxford não podia reivindicar o crédito pelas peças falsamente atribuídas a Shakespeare. Se houvesse alguma conexão entre a rainha Elizabeth e Oxford, a realeza poderia ficar manchada pelas ambições do conde como dramaturgo. Há uma hipótese que afirma ser Edward de Vere filho de Elizabeth.
A mais excêntrica teoria sobre o conde se tornou uma superprodução de cinema, Anonymous, dirigida por Roland Emmerich, em 2011.
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